Gizmodo



Android

12 coisas legais que você pode fazer no Android 9 Pie

Por:

10 de agosto de 2018 às 9:52

COMPARTILHE 0

O Android 9 Pie está pronto e disponível para os dispositivos da linha Pixel, do Google (que não são vendidos no Brasil). Em seguida, os celulares que fizeram parte do programa beta do sistema também poderão instalar a versão definitiva.

Separamos aqui alguns truques legais que a nova versão do Android é capaz de executar:

1) Otimize o uso da bateria

Captura de tela: Gizmodo

É possível permitir que o Android gerencie de forma inteligente o uso da bateria. Basta ir em Configurações, Bateria e Bateria Adaptativa.

Com isso, os aplicativos que são considerados menos importantes ficam em segundo plano. As notificações desses apps podem ficar meio atrasadas, mas eles usarão menos bateria e o sistema vai ficando mais inteligente com o tempo. A Economia de Bateria continua aqui também, para quando você ficar com pouca carga.

2) Deixe o Android definir o brilho de tela

Captura de tela: Gizmodo

Outra funcionalidade esperta do Andorid 9 Pie e que tem como objetivo ficar melhor com o tempo é o Brilho Adaptativo, que você pode encontrar no menu Tela, nas Configurações. O Android leva em consideração o aplicativo que está rodando e o nível de luz do ambiente para ajustar o brilho automaticamente.

Isso economiza um tempo danado, principalmente se você pensar nas vezes que precisou ajustar manualmente o brilho em aplicativos de vídeo, por exemplo.

3) Vá direto para o lugar certo nos aplicativos, parte I

Captura de tela: Gizmodo

Uma coisa nova do Android 9 Pie são as Ações de Apps, atalhos customizados nas funcionalidades que estão dentro dos aplicativos. Esses atalhos tentam prever o que você vai fazer “baseando-se no contexto”, de acordo com o Google.

Espere ver um link para a navegação no mapa quando você estiver prestar a sair do trabalho, ou um atalho para o Spotify assim que você conectar seus fones de ouvido. Para vê-los, abra a gaveta de aplicativos do Android.

4) Vá direto para o lugar certo nos aplicativos, parte II

Imagem: Google

Algo similar ao Ações de App são os Slices, que ainda não estão disponíveis – segundo o Google, chegarão em algum momento de dezembro. São atalhos para aplicativos que aparecem nos resultados de busca, sempre que você realiza uma pesquisa. Se você procurar por “Uber”, por exemplo, você verá links rápidos para pedir uma corrida para casa ou para o trabalho.

5) Tire printscreens mais rápido

Captura de tela: Gizmodo

A velha combinação de botões Abaixar volume + Ligar ainda funciona para tirar uma printscreen do Android 9 Pie. Mas você também pode fazer isso ao apertar e segurar o botão Ligar e depois escolher na tela “Captura de tela“.

Isso torna mais rápido fazer uma captura de tela usando apenas uma mão e você pode tocar em “Editar” direto da notificação para adicionar anotações.

6) Navegue com mais facilidade

Captura de tela: Gizmodo

O Android 9 Pie adotou um sistema de navegação mais similar com o do iPhone X, deixando de lado o botão Multitarefas (aquele com formato de quadrado que ficava no rodapé da tela). Os botões home e voltar continuam lá, no entanto.

Para navegar, basta deslizar. Deslize para cima no botão Home para ver os aplicativos recentes; deslize para cima mais uma vez para ver a gaveta de apps.

Dá para editar algumas dessas opções, dependendo do modelo do celular. Basta ir em Configurações, Sistema e Gestos.

7) Gire a tela em um toque

Captura de tela: Gizmodo

Os controles de bloqueio de rotação continuam presentes no Android 9 Pie, mas o sistema agora oferece uma opção rápida para alternar entre os modos retrato e paisagem quando for preciso. Se você muda a orientação do celular e a tela estiver na outra posição, você verá um pequeno botão Girar no mesmo canto que o botão Multitarefas (o mesmo que falamos no item anterior) costumava ficar.

8) Ajuste o volume de mídia mais rápido

Captura de tela: Gizmodo

Vídeos, músicas e aplicativos de redes sociais têm a tendência de emitir sons em momentos inapropriados. Silenciá-los ficou mais rápido no Android 9 Pie. Toque uma vez no botão de abaixar o volume e depois toque no símbolo de nota musical para deixar o celular no mudo. Toque no ícone de engrenagem abaixo e é possível ajustar volumes para alarmes, chamadas, reprodução de mídia e assim por diante.

9) Silencie notificações repetitivas

Captura de tela: Gizmodo

O Android 9 Pie irá reconhecer quando você dispensar muitas notificações de um mesmo aplicativo e perguntará se você deseja silenciá-las ou continuar as recebendo. Para trazer de volta os alertas de um aplicativo que foi silenciado, abra as Configurações, depois vá em Aplicativos & Notificações, toque em Notificações e ali poderá visualizar quantas notificações cada app enviou e ajustar suas preferências.

10) Não deixe o seu smartphone te distrair tanto

Captura de tela: Gizmodo

O Modo Não Perturbe ganhou uma atualização no Android 9 Pie: além de silenciar os alertas como sempre fez, ele pode esconder as notificações pop-up que ficavam aparecendo. Deste modo, seu celular não irá acender, nem mostrar nada na barra de status (a não ser alertas críticos). Para configurar isso e deixar ao seu gosto, vá até as Configurações e navegue pelo menu Som e Não Perturbe.

11) Coloque limites no uso do celular

Imagem: Google

A suíte de ferramentas de Bem-Estar Digital do Google, como o Slices, ainda não está disponível e serão disponibilizadas “em breve”, embora os donos de smartphones Pixel possam entrar em um programa de testes neste link.

O Bem-Estar Digital aparece como uma nova opção nas Configurações e você pode visualizar quanto tempo gasta em casa aplicativo. Ali é possível definir limites, se você quiser. Esses limites podem ser desabilitados com muita facilidade, mas já é algo.

12) Desacelere durante a noite

Imagem: Google

Outra parte do recurso de Bem Estar Digital que chegará em breve é uma funcionalidade chamada “Wind Down” (desacelere, em tradução livre), que usa alguns truques para te ajudar a ir dormir e não ficar até tarde usando o celular.

Defina a hora que você costuma se deitar e, conforme essa hora se aproximar, o Android deixará a tela monocromática, ligará um filtro de luz azul e ativará o Não Perturbe. Quando você acordar, todas essas alterações serão revertidas.

Imagem do topo: Google




VOLTAR AO TOPO