Gizmodo



Apple

A Apple realmente matou a entrada convencional para fone de ouvido no iPhone 7. Em seu lugar, você pode usar fones que se conectam à porta Lightning. Mas a Apple pensa que o futuro é ouvir música sem fios – e os AirPods são a visão da empresa para o futuro.

Primeiras impressões do iPhone 7: não é apenas mais do mesmo
iPhone 7: tudo que você precisa saber sobre o novo smartphone da Apple
Apple Watch Series 2 traz GPS embutido, tela mais brilhante e design à prova d’água

Eu já experimentei vários fones de ouvido sem fio e passei por vários graus de decepção. Então imagine minha surpresa ao descobrir, depois de uma breve demonstração, que os AirPods não são ruins.

Visualmente, os AirPods parecem o que aconteceria se você cortasse o cabo de um par de EarPods. Sendo bem honesta, o design parece gritar “primeira geração”: falta um refinamento que eu estou acostumada a ver da Apple. Imagino que veremos algo melhor nos próximos anos.

Apple AirPods hands-on (1)

Pareando

Os AirPods têm um chip wireless W1 especial por dentro. Este chip (juntamente ao software da Apple) os ajuda a parear rapidamente com seu iPhone, sem o procedimento tradicional do Bluetooth. Basta abrir a caixa de transporte (que funciona como carregador para os fones), pressionar um botão na traseira, e os Pods se emparelham imediatamente.

Até onde eu pude verificar, tudo isso ainda está acontecendo através de Bluetooth. Um representante da Apple me disse que havia algo “especial” facilitando o processo de pareamento, mas a tecnologia subjacente não é nada de novo. É algo a se notar porque, embora a fidelidade e confiabilidade do Bluetooth tenha melhorado nos últimos anos, ela ainda não é a tecnologia sem falhas que a maioria das pessoas desejaria.

Ainda assim, o processo de emparelhamento funcionou perfeitamente, mesmo estando em uma sala com centenas de pessoas da imprensa e só Deus sabe quantos dispositivos cuspindo sinais de rádio. Assim que abri a caixa de transporte próximo a um iPhone, os AirPods iniciaram o processo de emparelhamento quase que instantaneamente. Muito fácil.

Apple AirPods hands-on (2)

E a facilidade não para no emparelhamento. Se você tocar “play” no app de música no celular e não estiver com os AirPods em seu ouvido, a música não começará a tocar. Na verdade, ela só começa quando pequenos sensores nos fones detectarem que eles estão aninhados no seu canal auditivo. E se você remover um AirPod do seu ouvido, a reprodução de música para imediatamente.

Também há controles por toque nos fones. Um toque duplo em um AirPod ativa a Siri. De lá, você pode controlar a reprodução, volume, ou fazer perguntas usando os microfones na parte inferior de cada AirPod.

Eu gostaria que houvesse um controle por gestos para pular músicas ou pausá-las, porque essas são funções que eu uso em meus fones com fio o tempo todo. No momento, é preciso falar esses comandos, e às vezes você só quer um retorno imediato que só é possível com um contato físico. Além disso, é meio estranho gritar ordens em público para seus fones.

Usando

Os AirPods não têm cancelamento de ruído, mas na minha breve experiência em um local movimentado, eles fizeram um bom trabalho em bloquear o som ao redor. E o microfone é ajustado de modo que, quando você estiver falando, ele filtra o ruído exterior e ouve apenas a sua voz. Eu não tive dificuldade em falar com a Siri, mesmo em meio a uma multidão.

Quanto à qualidade de áudio, eu fiquei impressionada em como o som dos AirPods é alto e encorpado. Ouvi uma faixa da Sia, e as notas eram nítidas e os tons altos soavam muito bem. A faixa não tinha muitos tons baixos, mas eles pareciam ser ao menos razoáveis.

Deixe-me colocar desta forma: os AirPods têm um som muito melhor do que os EarPods com fio. Sei que isso não é dizer muito, mas é algo que vale notar quando se considera que o design é muito, muito similar.

Apple AirPods hands-on (3)

Em termos de sensação, os AirPods poderiam muito bem ser EarPods. Meu amigo (e modelo de orelha) Dan disse que se sentia mais confortável com eles, mas eu honestamente não consegui notar a diferença. Os EarPods funcionam bem em alguns ouvidos e não em outros. Eles se encaixam bem o suficiente nos meus ouvidos, mas se você não gosta da sensação de um EarPod, o AirPod provavelmente não é para você.

Eu já experimentei vários fones sem fio ao longo do último ano, e a maioria deles dá a sensação de tampões para ouvido – eles simplesmente não são confortáveis. Para quem se sente confortável com EarPods (meu caso), os AirPods são um passo na direção certa. Dito isto, eles ficaram firmes em meu ouvido – algo importante em se tratando de fones caros – mas não arriscaria correr com eles.

Apple AirPods hands-on (4)

A duração prometida da bateria nos AirPods é cerca de cinco horas. Isso é bastante normal para este tipo de fones sem fio. O estojo de transporte incluso funciona como uma bateria (também comum para este tipo de fone) e oferece mais de 24 horas de reserva de energia, que você pode usar para carregar a bateria de seus Pods. A Apple alega que, ao colocar os AirPods no estojo por apenas 15 minutos, você pode obter três horas de uso.

Embora eu não ame o design dos AirPods, eu gostei da qualidade de áudio e de como eles pareiam rápido com o celular – no geral, minha primeira impressão foi positiva. Claro, o preço é problemático, especialmente no Brasil: eles custam R$ 1.399 e estarão disponíveis no final de outubro.

Fotos por Christina Warren/Gizmodo




VOLTAR AO TOPO