Gizmodo



carros

A Toyota apresentou, nesta segunda-feira (8), um veículo conceitual bastante curioso na CES 2018. O e-Palette é um carro autônomo que pode servir como loja móvel, serviço de entregas ou de caronas. E a montadora já tem parceiros interessados nos diferentes usos dessa nova máquina, com destaque especial à Pizza Hut entre eles.

• As tecnologias mais legais para idosos que encontramos na CES 2018
• Conheça a mais nova concorrente da Tesla no mundo dos veículos elétricos

A rede de fast food inclusive já apresentou uma imagem do veículo com seu logotipo no Twitter, escrevendo: “Apresentando o primeiro veículo conceitual de entrega completamente autônomo da Pizza Hut. Animados com nosso futuro com a Toyota”.

Além da Pizza Hut, já foram anunciadas parcerias com Amazon, Didi Chuxing e Uber, e outras mais devem estar por vir.

A Toyota afirma que é possível que os e-Palettes já estejam rodando pelas ruas em 2020, durante as Olimpíadas de Tóquio, no Japão. Os testes nos Estados Unidos começariam em seguida, no início da década de 2020.

O caráter multiuso do carro abre tantas possibilidades que a Pizza Hut até afirmou que o veículo poderia possibilitar que as pizzas pedidas pelos clientes fossem feitas durante a entrega. Imagine receber uma pizza fresquinha na porta de sua casa.

O anúncio da Pizza Hut até parece que é uma continuação de um dos episódios da terceira temporada de Black Mirror. Em “Crocodilo”, é descrito um atropelamento de uma pessoa justamente por um veículo autônomo que entrega pizza. O perfil do Twitter da série até tirou um barato dos planos da rede de fast food:

Esperado em três tamanhos diferentes, o e-Palette será um veículo elétrico completamente autônomo. Terá piso baixo e um espaço aberto em seu interior, o que flexibiliza suas opções de uso. Segundo a Toyota, o carro pode ser completamente reconfigurado em menos de 24 horas, o que o torna ainda mais atrativo para o mercado. O e-Palette deverá vir em tamanhos que variam de 3,9 a 7 metros, o que viabiliza a ideia de loja móvel, apresentada como um de seus propósitos.

Imagem: Divulgação

A ideia de um carro autônomo fazendo entregas de pizza parece futurística demais para já estar sendo anunciada agora, mas, como conta a CNN, a Ford recentemente anunciou uma parceria parecida com a rede Domino’s e um Ford Fusion especialmente equipado para tal fim. E a Toyota, particularmente, se comprometeu a investir US$ 1 bilhão na tecnologia de direção autônoma necessária para fazer o e-Palette funcionar. Investimento pesado, mas que, pelas contas de um estudo da Intel, vai recompensar: segundo esse levantamento, a indústria de carros autônomos valerá US$ 7 trilhões em 2050.

Imagem do topo: Divulgação

[CNN]




VOLTAR AO TOPO