Gizmodo



Drones

Um drone salvou a vida de dois rapazes na Austrália

Por:

18 de janeiro de 2018 às 17:58

COMPARTILHE 66 0

O investimento do estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, de US$ 350 mil com drones aparentemente está valendo a pena. Nesta quinta-feira (18), dois adolescentes estavam com dificuldades após irem para o fundo do mar, até que eles foram salvos por um drone, segundo reporta a BBC.

O futuro drone de entregas da Amazon vai se autodestruir em caso de emergência
O drone mais rápido do mundo supera um carro esportivo

Ben Franklin, uma autoridade local, disse ao Sydney Morning Herald que “levou apenas 70 segundos” para o drone — o Little Ripper UAV — chegar até onde os garotos estavam e jogar uma espécie bote inflável para resgatá-los. O drone, guiado pelo salva-vidas Jai Sheridan, ainda capturou toda a cena, pois conta com uma câmera embutida.

Os garotos foram capturadas cerca de 700 metros de distância da praia, em um local com ondas que chegavam aos 3 metros de altura. Mesmo assim, eles conseguiram capturar o dispositivo flutuador e a nadar até a costa.

Além de jogar o bote inflável, a Little Ripper, empresa responsável pelos drones do estado australiano, consegue enviar desfibriladores externos, dispositivos eletromagnéticos para repelir tubarões e kits de sobrevivência (com água, comida, rádio, etc).

“Em um dia normal, levaria alguns minutos até um guarda-vidas chegar até as vítimas”, disse Sheridan ao Sydney Morning Herald.

O investimento do governo em uma frota de drones é parte de um programa de US$ 13 milhões que foi anunciado em 2015 para evitar contato de banhistas com tubarões. Testes de drones como forma de vigilância aérea em tempo real em costas têm sido feito em várias localidades, incluindo Lennox Head, onde os dois garotos foram resgatados.

[BBC e The Verge]

Foto do topo por Facebook/Little Ripper Lifesaver




VOLTAR AO TOPO