Gizmodo



smartphones

Uma das coisas mais desagradáveis que podem aparecer na tela do seu celular: a mensagem avisando que você tem pouco espaço de armazenamento disponível. Isto significa não ter mais lugar para fotos, músicas e uma série de problemas para atualizar seus apps e o sistema. Se você está com este problema, não entre em pânico — aqui está um guia para se livrar dessa.

Encontrando os comilões de memória

O primeiro passo para conseguir mais memória do celular é encontrar os vilões na disputa por espaço. Nas versões mais recentes do iOS, vá a Ajustes, então Geral, Uso e Gerenciar armazenamento. No Android, vá para Configurações e escolha Armazenamento — lá, escolha Aplicativos para ver um detalhamento por app.

print iphone 1

O próximo passo depende do que você encontrar. Jogos grandes e apps pesados podem ser simplesmente desinstalados, por exemplo, pelo menos até você arrumar a bagunça da sua memória. Para aplicativos essenciais que você não consegue viver sem, você pode ter uma abordagem mais cuidadosa, limpando os dados do app armazenados sem remover o software em si.

Mesmo que você não tenha tantos arquivos no seu aparelho móvel, os aplicativos frequentemente armazenam dados de cache sem seu conhecimento para acelerar as coisas, bem como diminuir a dependência da nuvem e da conexão. Se você não entende porque um app está armazenando tanta coisa em cache, desinstale-o e reinstale-o.

Limpando os apps

Seus apps ocupam mais espaço do que você pode imaginar: playlists em cache no Spotify, episódios baixados no iPlayer, dados temporários no Chrome, mapas offline no seu app de navegação e assim por diante. Na maioria dos casos, você vai ter que ir até o app em questão para deletar o que quer que esteja tomando tanto espaço.

print android 1

No seu player de música, é apenas uma questão de desmarcar algumas coisas que estão marcadas para acesso offline. No caso do Chrome, você pode ir até Privacidade no menu do app tanto no iOS quanto no Android e deletar alguns dos arquivos temporários que ele coletou.

Para uma limpeza mais abrangente, vá até Aplicativos, nas Configurações do Android, e escolha as opções de limpar cache e limpar dados do app; no iOS, você está limitado às opções que encontrar no próprio app ou então terá que desinstalá-lo completamente.

Vários apps de terceiros estão por aí para ajudar você nesta tarefa no Android. CCleaner, The Cleaner e Clean Master são três apps que nós usamos e ficamos satisfeitos no passado, mas há várias outras opções para você escolher. Além de se livrar de dados inúteis, você também pode melhorar a segurança do dispositivo e remover bloatware.

Fazendo backup de mídia

Pode ser também que fotos, músicas e vídeos sejam alguns dos piores culpados pelo crime de ocupar espaço demais no seu smartphone. Se livrar desses arquivos e colocá-los no seu computador ou na nuvem é a maneira ideal de liberar memória no seu celular.

print iphone 2

Há um número gigante de opções para escolher tanto no iOS quanto no Android, desde as nativas (como iCloud ou Google Photos) a apps de terceiros (como o Dropbox), além de fazer as coisas do modo antigo e plugar seu celular num computador e transferir os arquivos.

Qualquer que seja o método que você escolher, certifique-se de ter pelo menos duas cópias de tudo antes de remover os arquivos locais. Determinar se é ou não o caso nem sempre é fácil e vai depender de que sistema você escolheu.

No que diz respeito aos seus fotos e vídeos, nós vamos mostrar brevemente as opções nativas de Android e iOS aqui, apesar de que, claro, você tem um monte de outras opções. No sistema do Google, a escolha, obviamente, é pelo Google Photos: é só ligar a opção Backup e Sincronização e todo o conteúdo vai para a nuvem automaticamente usando as configurações que você escolheu.

print android 2

Para deletar os arquivos do seu Android e não do Google Photos (ou dos outros dispositivos sincronizados), você precisa ir até o menu do app e escolher Pastas do dispositivo. Escolha as fotos que quer remover, toque o botão Menu (três pontos verticais) e escolha Deletar cópia do dispositivo.

O iCloud é um pouco mais confuso e a Apple parece não decidir exatamente como quer que os backups de foto e vídeo funcionem. No atual iOS 8.4.1, partindo do princípio que você ligou a Fototeca do iCloud, não dá para deletar os arquivos locais sem deletar também as cópias na nuvem. O que você pode fazer é “otimizar” as cópias locais para ocuparem menos espaço — vá em Ajustes, então em Fotos e Câmera e escolha a opção de otimizar para fazer isto.

Outras opções

Estas são as principais, mas há vários outros jeitos de liberar espaço no seu aparelho. Você pode deletar mensagens multimídia e de texto, por exemplo, assim como deletar backups antigos de iPhone que você sabe que não irá mais precisar (mas confirme se você não vai mesmo precisar deles). A pasta Downloads do Android é outro lugar que você pode investigar.

print iphone 3

Não se esqueça que também há a opção de restaurar os dados de fábrica, que faz tudo isso que falamos numa tacada só. A vantagem é que você fica com um smartphone praticamente novo com um monte de espaço. A desvantagem é ter que colocar tudo de volta no seu smartphone e garantir que foi feito backup de tudo que tinha nele.

Um reset (em Configurações, Fazer backup & redefinir no Android, e em Geral, Redefinir, Apagar Conteúdo e Ajustes no iOS) desinstala todos os apps supérfluos e pesados e, claro, apaga todos os dados de cache nos apps. Como já dissemos, certifique-se que todas as suas fotos, músicas e vídeos estão salvos em segurança em outro lugar, prontos para serem recarregados.




VOLTAR AO TOPO