Gizmodo



hands-on

O Xperia XA, da Sony, ganhou um irmão maior. Trata-se do Xperia XA Ultra, um smartphone gigante anunciado pela empresa japonesa nesta quarta-feira (24) para o mercado brasileiro. Ele já tinha dado as caras por aqui em maio, mas só agora tivemos a confirmação de venda e preço do aparelho.

De cara, duas características chamam a atenção nele: a tela de 6 polegadas e uma câmera frontal de 16 megapixels — isso mesmo, não é nem o sensor principal e tem essa especificação.

Sony desiste de fabricar smartphones Xperia no Brasil
Linha de smartphones Sony Xperia X chega ao Brasil por até R$ 3.799
[Review] Xperia X: um bom conjunto de hardware, mas com preço maior que de seus rivais

Antes de aprofundar nessas duas características, vamos tratar do Xperia XA Ultra por partes, começando pelo corpo do aparelho, que segue bastante o padrão dos dispositivos da companhia. Ele é um monolito de metal com a parte frontal revestida de vidro, enquanto a traseira conta com um plástico bem rígido.

Nos primeiros minutos de uso, não me incomodou o fato de ele ser gigante (uso um iPhone 6S Plus). Como o display de 6 polegadas não tem bordas, ele aproveita melhor a parte frontal, dando a impressão de ser menor. No aparelho da Apple, sempre há uma moldura nas laterais, o que acaba parecendo que há um desperdício de espaço.

Além de grande, ele também é um aparelho “gordinho”. Ele tem quase 1 cm (precisamente 0,8 cm) de espessura. Não acho isso de todo o mal, pois ajuda que esse trambolho tenha mais pegada, ainda que ele fique como um tijolinho no bolso.

lado-xperia-xa-ultra

Ainda sobre o tamanho, uma ressalva: as pessoas daqui da redação com smartphones com tela abaixo de 5 polegadas acharam o tamanho exagerado.

Adaptação para quem tem mão pequena

Para quem tem mão pequena, como eu, o aparelho conta com uma opção que reduz a tela para que você consiga alcançar todos os cantos sem malabarismos. Para acessar essa opção chamada minitela, basta fazer o movimento de pinça nas laterais da tela, como se estivesse fechando os dedos. Não é novo (um monte de fabricantes já fizeram isso), porém ajuda quem está usando o smartphone no transporte público e não consegue segurá-lo com as duas mãos.

xperia-xa-ultra-2

Sobre o sistema, ele vem embarcado com o Android Marshmallow modificado pela Sony e conta com alguns apps embarcados. Na versão que tivemos acesso, ele veio com games como Danger Dash, Spider-Man, Kobo eBooks, AVG Protection, entre outros.

Ainda não há data para receber o recém-lançado Android Nougat, porém a Sony diz chegará e que eles ainda precisam fazer mais testes com a nova versão do sistema operacional do Google.

Sensores gigantes

A loucura das selfies continua entre as marcas. A prova disso é o sensor monstro de 16 megapixels que a Sony colocou na câmera frontal, quando é normal achar especificações desse tipo na câmera principal. Além disso, ela tem estabilizador óptico para evitar eventuais tremidas e um flash.

O aparelho da Sony é o primeiro de uma grande marca a colocar tantos megapixels em uma câmera frontal. Antes dela, a chinesa Oppo colocou a mesma quantidade nos modelos F1 Plus/R9 Plus, que foram anunciados em março deste ano.

xperia-xa-ultra-camerafrontala

Sobre este recurso em específico, a Sony diz que conta com um recurso que eles chamam de Slow Sync Flash. Na hora de compôr uma imagem tirada com este sensor, o aplicativo de câmera junta cenas captadas sem flash com cenas registradas com flash. Dessa forma, mesmo a pessoa longe do sensor, aparecerá na foto.

O sensor principal de 21,5 megapixels é o Exmor RS feito pela própria Sony. A abertura da lente é de f/2.2, o que deve ajudar ao tirar fotos em ambientes com pouca luminosidade. No entanto, um dos destaques é o sistema de autofoco híbrido. Imagine que você colocou o foco em um objeto. Ao movimentá-lo, o indicador de foco o seguirá.

camera-traseira-xperia-xa

Preço e disponibilidade

O Xperia XA Ultra tem preço sugerido de R$ 2.399 e estará disponível nos principais varejistas no dia 14 de setembro — será possível comprar na pré-venda, que começa no dia 29 de agosto, porém o smartphone só chegará na 1ª quinzena de setembro.

Vamos fazer mais teses com o aparelho. No entanto, por ora, já é possível dizer que ele tem um design legal, um acabamento decente e um conjunto de câmeras de respeito.

A empresa aposta no fato de ele ser gigante — a Sony, citando dados da consultoria GFK, diz que aumentou em três vezes a procura por aparelhos com tela acima de 5,5 polegadas no mercado brasileiro entre maio de 2015 e maio de 2016. Só nos resta esperar para ver se nos próximos meses teremos pessoas com trambolhos como este pelas ruas.

Especificações do Xperia XA Ultra

Processador: MediaTek MT6755 octa-core de 64 bits;
Tela: 6 polegadas Full HD sem bordas laterais e display IPS;
Armazenamento: 16 GB (expansível até 200 GB com cartão microSD);
Memória RAM: 3 GB;
Câmeras: 16 megapixels com flash e estabilizador de imagem (frontal) e 21,5 megapixels com autofoco híbrido;
Conectividade: Wi-Fi, 4G LTE (Cat 4), NFC, Bluetooth, aGPS;
Bateria: 2.700 mAh;
Versões Single SIM e Dual SIM;
Dimensões: 164 x 79 x 8,4 mm;
Peso: 202 gramas;
Cores: branco e preta.




VOLTAR AO TOPO