Gizmodo



Games

A Nintendo anunciou, nesta quarta-feira (17), uma nova linha de periféricos que usa papelão para enriquecer a experiência do Nintendo Switch.

Previsto para ser lançado em 20 de abril, o Nintendo Labo transforma o Switch em um novo dispositivo, incluindo um piano, uma casa em miniatura e uma vara de pesca. Os jogadores poderão comprar módulos de papelão, montá-los e então inserir os controles do console. Como os controles contam com sensores, eles se adaptam ao que for construído.

A legislação dos EUA está atrasando o lado de fãs que querem salvar games online abandonados
Deixe o Switch pra lá e construa você mesmo esta versão de papelão de Super Mario

O resultado é bizarro, divertido e confuso. Tudo isso ao mesmo tempo:

A maioria das montagens do Labo presente no vídeo é parte do Variety Kit, que custa US$ 70. Ele inclui um carro, uma vara de pesca, um piano, uma casa e uma moto.

Abaixo, a Nintendo explica por que cada um deles vale a pena:

Toy-Con RC Car: Insira o Joy-Con em seu mais novo RC Car e controle seus movimentos usando a tela sensível ao toque de seu console Nintendo Switch. O recurso HD Rumble nos controles Joy-Con causarão vibrações que moverão o carro na direção que você escolher. Materiais para construir dois RC Cars estão inclusos.

Toy-Con Fishing Rod: Construa uma vara de pescar com um molinete que é anexado a uma estrutura com um console Nintendo Switch. Pesque um dos muitos peixes exóticos que estão nadando na tela do Nintendo Switch ao estender sua Fishing Rod (vara de pescar) e movendo o molinete para baixar o anzol. Ao sentir uma vibração do Joy-Con que está no molinete, você deve puxar a Fishing Rod pra cima e girar a manivela para tentar completar a pesca!

Toy-Con House: Ao inserir vários blocos nas entradas laterais e na parte inferior da casa, você pode interagir, jogar games e alimentar uma criatura fofa na tela frontal de seu Nintendo Switch. Cada bloco de formato diferente é detectado pela câmera IR Motion presente na Joy-Con da direita inserido no topo da casa.

Toy-Con Motorbike: Insira o Joy-Con no guidão para poder dirigir uma moto na tela do Nintendo Switch. Pressionar o botão Ignition do Nintendo Switch ligará os motores, enquanto torcer para o lado direito ativa o freio. Ao inclinar o corpo ou mover o guidão para esquerda e direita, o usuário poderá controlar a direção.

Toy-Con Piano: Após montar um piano de 13 teclas e inserir o console Nintendo Switch e o controle Joy-Con na estrutura, você pode fazer suas próprias criações musicais ao pressionar diferentes teclas. Você pode ainda inserir diferentes botões para criar novos efeitos e tons.

O robô mostrado no fim do vídeo faz parte de um outro kit, que custa US$ 80.

Toy-Con Robot: Crie uma roupa de robô e insira o controle Joy-Con nos slots designados da mochila para assumir o controle do robô, que é mostrado na TV quando o console do Nintendo Switch estiver no dock. Aproveite a variedade de experiências divertidas, incluindo o modo robô, no qual você poderá destruir prédios e objetos voadores não identificados.

A parte nostálgica e essa ideia de “faz de conta” do vídeo de apresentação são prejudiciais. O ponto principal não é só mostrar que a imaginação das crianças é ilimitada ao brincar dessa forma, mas mostrar certa noção de gratuidade — o que definitivamente não se aplica neste caso. Como o uso de caixas de papelão modulares pode aumentar a experiência de jogo, se não para mascarar esses gráficos só em HD? A resposta está nas crianças e em fãs da Nintendo.

Para os cínicos, essas caixas de papelão talvez mostrem que o Switch está evoluindo. O Nintendo Labo é um reconhecimento de que o console pode fazer mais do que possibilitar jogar games e de ser um aparelho console e móvel ao mesmo tempo. Por isso, talvez o céu seja o limite para os novos avanços da Nintendo. O primeiro passo nessa direção é parecer moderna, familiar e, principalmente, propensa a fazer engenhocas. Aparentemente, a empresa acabou de fazer isso e de forma bem despretensiosa.




VOLTAR AO TOPO