Gizmodo



Games

Novos detalhes do Ataribox não o tornam mais interessante

Por:

28 de setembro de 2017 às 14:32

COMPARTILHE 30 0

Atari, cara, se recomponha, por favor. A clássica fabricante de consoles tem pouco a pouco revelado pequenas informações sobre um iminente videogame retrô nos últimos meses, e a cada novo teaser ele parece cada vez menos interessante. Nesta semana, a companhia liberou a maior quantidade de informações sobre o novo console, e ele é caro, precisará de financiamento coletivo para existir o e a Atari não parece saber o público alvo dele.

>> [Review] SNES Classic é a melhor maneira de reviver a era de ouro da Nintendo

>> O Gizmodo agora tem um plugin de descontos! Hora de instalar (e economizar)

Desde o começo, o principal problema com o Ataribox era o preço. Ele se encaixaria na mesma categoria do SNES Classic, de U$ 80, ou seria uma espécie de Steam Machine de alta qualidade que serve para tudo, mas é direcionado para um pequeno grupo de consumidores? Bem, agora, o criador e gerente geral do Ataribox, Feargal Mac, respondeu a estas questões durante uma entrevista para o VentureBeat. E o Ataribox fica em uma nova categoria que engloba todos os consoles, sejam eles novos ou retrô, fazendo dele um produto destino a ninguém.

De acordo com Mac, o Ataribox custará entre U$ 250 ou U$ 300, rodará o sistema Linux e terá um processador AMD com uma placa gráfica Radeon, facilitando uma experiência mais aberta e mais próxima de um PC do que as top boxes do mercado. Mas se ele lhe parece intrigante, você terá que esperar um pouco, porque a Atari precisa financiar o projeto pelo IndieGoGo primeiro. Mac diz que uma campanha para levantar fundos para o projeto será lançada neste trimestre e é esperado que os consoles sejam enviados aos consumidores entre março e maio de 2018.

Até ai tudo bem. Tecnologias poderosas e customizadas têm sua audiência. Mas a ideia de lançar um console retrô é oferecer um monte de conteúdo clássico junto com ele. Colocar um elegante console Atari, finalizado em madeira com o nome da marca colado nele cria uma expectativa que vem atrelada ao nome. Infelizmente, a companhia ainda não revela os softwares que virão juntamente com o Ataribox quando ele finalmente for lançado. É isso o que sabemos:

O Ataribox será lançado com um grande catálogo de títulos clássicos da companhia. A ideia é criar um produto que deixe as pessoas nostálgicas com o passado, mas também seja capaz de rodar os jogos independentes que elas querem jogar hoje, como Minecraft e Terraria…

Mac diz que a máquina irá rodar jogos de PC, mas também será capaz de rodar streaming de vídeo, aplicativos, navegar na internet e tocar música Quanto aos jogos, a máquina rodará títulos que um PC intermediário roda hoje, mas jogos AAA, que precisam de um PC de alta qualidade, não rodarão.

Hmmm. Então, ele incluíra “um grande catálogo de títulos clássicos” da Atari e também será possível comprar mais jogos que não exijam muito do hardware. Honestamente, ele mais se parece com um Nvidia Shield. Mas o console da Nvidia tem um hardware poderoso, pode rodar streaming de 4K com suporte a HDR10, vem com um controle parecido com o do Xbox, e custa apenas U$ 180. Não sabemos as especificações do Ataribox, mas custando U$ 300,  a habilidade de se conectar ao Steam e colocar alguns jogos da Atari grátis no pacote não parece assim tão interessante.

Sabe o que você pode comprar com U$ 300? Um Playstation 4. Inclusive, por U$ 180 você compra um Xbox One restaurado. Em ambos os casos, você terá acesso a biblioteca de títulos exclusivos destes consoles, além dos apps que a Atari diz que terá. E enquanto não é possível acessar o Steam dos videogames da Microsoft e Sony, a maioria dos grandes títulos indies já estão neles. Minecraft? Eles tem. Terraria? Tem também. Pacotes com dezenas de títulos clássicos da Atari por um preço baratinho? Pode apostar.

O que a Atari entrega neste novo console é estilo. Ele é lindo e nada parecido com o que temos por aí. Veja ele sobre uma mesa:

Mac também disse a VentureBeat que o Atari perguntará aos fãs por opiniões sobre “conteúdo, cor, edições especiais, acesso antecipado e opções de design”. Aqui segue ele na cor preta, caso você queira manter todos os seus gadgets com um aspecto moderno:

Mas por que você faria ele se parecer com todos os seus outros consoles – vá com o modelo de madeira.

Não sabemos se o Ataribox virá com os clássicos controles Atari, mas a companhia seria maluca em não inclui-los. Se a Atari acabar decidindo vendê-los separadamente, isso será outro problema para adicionar à lista.

Basicamente, ele soa muito como uma streaming box que você escolheria se quisesse um gadget estiloso, um console modesto, e não se importa com o custo. Claro, tudo isso poderia funcionar. Eu certamente adoro com o que ele se parece. Mas a Atari está tentando oferecer várias coisas que outras companhias já oferecem por um preço bem menor, e ninguém está preparado para associar a companhia com hardware de alta qualidade. Caso você queira apenas jogar alguns clássicos jogos do Atari com um controle original, o Atari Flashback 8 Gold pode te satisfazer por meros U$ 60.

[Venturebeat]

Imagens: Atari




VOLTAR AO TOPO