Gizmodo



google

O Project Loon fornece internet móvel para mais de 100 mil pessoas em Porto Rico, de acordo com a Alphabet, companhia proprietária do Google, que opera o empreendimento.

Os primeiros passos do Projeto Loon no Brasil, que leva internet via balões do Google
Balões de internet do Google devem ser testados por operadoras ainda em 2016

O projeto, que teve início no Google X Lab, fornece internet básica para áreas em crise e regiões sem acesso à internet por meio de balões climáticos. Após a devastação deixada pelo Furacão Maria, o Project Loon procurou emitir uma licença de emergência com a Comissão Federal de Comunicações dos EUA para enviar os balões de internet para Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas.

“Em tempos de crise, poder se comunicar com aqueles que amamos, serviços de emergência e serviços de informações é muito importante”, disse Alastair Westgarth, líder de projeto do Project Loon, ao Gizmodo. Ele também agradeceu a AT&T Mobile e T-Mobile que colaboraram com o projeto.

O Project Loon também divulgou um vídeo de Pedro Emmanuelli, um “especialista de lançamento”, em Porto Rico, explicando como os balões que são lançados de uma instalação em Winnemucca, Nevada, acabam sobre Porto Rico.

Em uma postagem no Medium há cerca de um mês, Westgarth admitiu, “o Project Loon ainda é uma tecnologia experimental e não sabemos exatamente quão bem ela vai funcionar, mas esperamos que ela ajude pessoas com a informação e comunicação que precisam durante estes inimagináveis tempos difíceis”.

Imagem de topo: ilitephoto/Flickr




VOLTAR AO TOPO