Gizmodo



HP

Uma série de notebooks vendidos pela HP entre dezembro de 2015 e dezembro de 2017 em todo o mundo aparentemente veio com baterias que superaquecem e oferecem risco de acidentes, incluindo riscos “de incêndio, queimaduras, contusões e cortes aos clientes”, como a própria empresa descreveu. Para remediar isso, a HP anunciou no início deste mês que, em parceria com agências reguladoras governamentais, vai oferecer substituição gratuita das baterias, criando até mesmo um canal de comunicação para você saber se seu modelo precisa de uma alteração ou não.

As baterias incluídas neste programa de recall usam célula de bateria modelo ICP606080A2, cujo código CT, uma espécie de número de série, é iniciado pelos caracteres 6GAVV, 6EZPC, 6FDWN, 6EZZE, 6EZZF, 6EVXH, 6ETGL, 6FSRV, 6FWBF ou 6FWBH.

Elas foram enviadas nos seguintes modelos: os notebooks HP ProBook 64x (séries G2 e G3), HP ProBook 65x (séries G2 e G3), HP x360 310 G2, HP ENVY m6, HP Pavilion x360, HP 11 e estações de trabalho (workstation) móveis HP ZBook (17 G3, 17 G4 e Studio G3 e G4). A nota oficial da empresa afirma ainda que elas também foram fornecidas em substituição de bateria para o cliente e foram vendidas como acessórios.

A instrução inicial da HP para clientes que identifiquem sua bateria na relação de produtos que precisam de recall é de que o uso da bateria seja interrompido imediatamente, com o computador sendo colocado no Modo Segurança da Bateria, entrando em contato com a HP em seguida. Para conferir se você está entre os que precisam da troca, você pode ligar para o telefone 0800-709-7751 e, em São Paulo, para o 3878-8338 (opção 5 – digitar o código 709).

A HP destaca que a troca será feita sem custo, por um técnico autorizado no local indicado pelo cliente, e que, pelo fato das baterias serem internas ao sistema, os clientes não conseguem fazer sua substituição. Além dos procedimentos acima, a HP disponibilizou uma atualização do BIOS, que coloca a bateria no “Modo Segurança da Bateria”.

Em adição a todas as informações, você pode baixar o HP Battery Validation Utility, que verifica se sua bateria é passível de substituição, com uma validação que leva, normalmente, menos de 30 segundos.

Confira abaixo um gráfico com todos os modelos de computador que podem conter as baterias do recall.

[HP]




VOLTAR AO TOPO