Gizmodo



busca

A busca de imagens tem ficado mais inteligente: já conseguimos fazer pesquisas reversas e buscar por similaridade, por exemplo. Agora vai dar para buscar pela composição também, pelo menos no Shutterstock. O banco de imagens lançou nesta quinta-feira (12) uma ferramenta chamada Composition Aware Search, que permite especificar a posição de objetos em uma imagem.

• Os robôs do Google são capazes de transformar fotos em baixa resolução em algo que presta
• Google encontra maneira de apagar automaticamente as marcas d’água de fotos de banco de imagens

Você pode procurar uma imagem de um smartphone em uma mesa com um caderno do lado direito, por exemplo. Se você mover os termos na área de busca, os resultados mudam imediatamente para refletir a nova pesquisa. A ideia é facilitar encontrar imagens para a utilização editorial ou no mercado publicitário.

Você digita os termos e faz a composição no quadro na parte esquerda.

A pesquisa funciona tanto em inglês quanto em português, mas apresenta resultados diferentes.

Para funcionar, a ferramenta usa uma combinação de visão de máquina, processamento de linguagem natural e técnicas de recuperação de informações para encontrar combinações consistentes que levem em consideração o reconhecimento espacial. A Composition Aware Search é o último investimento da Shutterstock em deep learning e eles disponibilizaram um artigo detalhando o desenvolvimento.

A ferramenta será lançada nesta quinta-feira em versão beta no Shutterstock Labs, o site de testes da empresa para ferramentas de pesquisa e você pode acessá-lo aqui.




VOLTAR AO TOPO