Gizmodo



Sony

A Sony anunciou o Xperia XZ2 com o primeiro redesign em anos lá na MWC, em fevereiro. Dois meses depois, a fabricante apresenta a versão Premium do celular, com tela 4K e câmera de alta sensibilidade para fotos em condições de baixíssima iluminação. O visual do smartphone é o mesmo que já vimos, a mudança está na traseira com duas câmeras.

• A Sony está de volta ao jogo com o Xperia XZ2 e XZ2 Compact
• Xperia XA2 Ultra com duas câmeras de selfie chega ao mercado por salgados R$ 2.399

As diferenças entre o XZ2 Premium e a versão padrão começam na tela: o novo modelo tem display de 5,8 polegadas com resolução 4K. Além disso, o aparelho virá com 6 GB de RAM, câmera frontal de 13 megapixels, conjunto de câmeras traseira de 19 e 12 megapixels e bateria de 3.540 mAh. O design, o processador Snapdragon 845 e os 64 GB de armazenamento são os mesmos.

O destaque do XZ2 Premium são as câmeras traseiras. Em vez de investir em uma lente tradicional e outra lente telefoto (como fazem Apple e Samsung), a Sony decidiu incluir um sensor colorido de 19 megapixels e outro monocromático de 12 megapixels. A fabricante, no entanto, não é a pioneira deste método – a Huawei já faz isso, por exemplo.

A tentativa de se sobressair em relação a concorrência está na performance para fotos em baixa iluminação. A câmera do smartphone conseguirá chegar a um ISO de 51.200 em fotos comuns e 12.800 nos vídeos. Para evitar que as imagens sejam puro ruído, a fabricante diz ter na manga um processador de imagens “AUBE”, que é capaz de combinar dados dos dois sensores, otimizá-los para a baixa luminosidade e reduzir o ruído consideravelmente.

Teremos que esperar para ver esse desempenho todo na prática, mas o time de marketing da Sony afirma que essa qualidade “só foi vista em câmeras com lentes intercambiáveis”.

O sistema de câmera dupla também oferecerá o modo retrato, que a Sony chama de modo Bokeh, e um modo para fotos preto e branco detalhadas (onde será utilizado apenas o sensor monocromático). Essas duas funcionalidades, no entanto, não estarão presentes no lançamento do aparelho – apenas em uma atualização de software prevista para o terceiro trimestre que elas serão liberadas.

O XZ2 Premium começará a ser vendido em algum momento do verão do hemisfério norte (entre junho e setembro). O preço não foi revelado, mas como base temos os US$ 800 cobrados pela versão tradicional do XZ2. Ainda não há informações de disponibilidade no Brasil.

[Sony]




VOLTAR AO TOPO