Gizmodo



Genética

Apesar do nome mais parecer com o de uma marca genérica de cereais, a técnica de engenharia genética CRISPR infiltra o vocabulário do público geral, aquece debates éticos, gera criativas interpretações do nosso futuro e até inspira um romance e uma série de TV produzida por Jennifer Lopez. Isso se dá porque a técnica CRISPR é realmente incrível, permitindo que seres humanos alterem seu código genético com um nível precisão nunca antes alcançado. E agora existe um vídeo documentando quão incrível a CRISPR realmente é.

Cientistas já alcançaram feitos impressionantes com a CRISPR, desde glúten livre de alergias até a edição do embrião humano. Mas, como é comum na ciência, os detalhes de como a técnica CRISPR funciona ainda é um mistério. Agora, um novo artigo publicado semana passada na Nature Communications mostra um vídeo em escala molecular da divisão celular da técnica.

O vídeo é bem granulado e escuro, mas fornece o primeiro vídeo da CRISPR em ação. Uma equipe da Universidade Kanazawa e da Universidade de Tóquio, no Japão, usaram uma técnica microscópica chamada força-atômica de alta velocidade para capturar o formato do Cas9, a enzima que faz a divisão. Uma pequena agulha se move para frente e para traz, criando detalhes do formato da enzima, tão rapidamente que acaba produzindo uma imagem em movimento.

O vídeo impressionou cientistas em todo o mundo, acumulando mais de 1.500 retweets e milhares de curtidas. CRISPR é definitivamente uma popstar no mundo cientifico – e apenas estamos na superfície de todo o seu potencial.




VOLTAR AO TOPO