Gizmodo



YouTube

Atualmente, a melhor maneira de assistir ao YouTube no seu smartphone sem ser rastreado por seu algoritmo sabe-tudo de recomendação é ou deslogando completamente ou pausando seu histórico de visualização. Porém, nesta terça-feira (15), o Android Police noticiou que o Google está experimentando um modo anônimo dentro do app de YouTube para Android.

• YouTube vai te mandar avisos quando você estiver assistindo a vídeos por muito tempo
• Agora você pode ver com facilidade o que as pessoas mais estão ouvindo no YouTube

O modo apareceu na página de configurações da conta, logo abaixo da troca de contas e das opções de deixar a conta, segundo capturas de tela publicadas pelo Android Police. Assim como o modo anônimo do Google Chrome, ativar o recurso no app do YouTube supostamente impede o serviço de salvar quais vídeos você assistiu e, temporariamente, larga quaisquer inscrições que você possa ter, ao mesmo tempo em que lhe permite permanecer logado em sua conta.

Captura de tela: Android Police

O algoritmo de recomendação do YouTube sempre acaba ganhando as manchetes. No ano passado, vídeos infantis perturbadores recomendados pelo algoritmo geraram polêmica, e, em março, vídeos de teoria da conspiração na plataforma Kids levantaram mais preocupações. Esses fatores podem tornar a experiência no YouTube desnecessariamente estressante, com o algoritmo de recomendação do serviço te colocando em uma série de vídeos assustadores da Elsa, de Frozen, e do Homem-Aranha, isso com um só clique errado.

O recurso pode parecer pouca coisa, mas ele poderia ajudar a aliviar essa ansiedade do usuário. As recomendações do YouTube normalmente são muito boas, talvez até demais, e parte disso acontece porque ela é muito responsiva ao tipo de conteúdo que você consome. Um modo anônimo fácil de ser acessado poderia trazer uma privacidade bastante necessária.

Entramos em contato com o YouTube para comentários sobre o suposto recurso e vamos atualizar a publicação caso tenhamos alguma resposta.

[Android Police]

Imagem do topo: Getty




VOLTAR AO TOPO